Leiria, Portugal

  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • loja

©2018 by LFO

HISTÓRIA

 

Leiria foi uma das primeiras cidades em Portugal a jogar ultimate frisbee, em 2003, por influência de José Amoroso. Fundador e primeiro presidente dos LFO, ele descobriu a modalidade em Bruges, na Bélgica, no âmbito do Programa Erasmus.


Nesse ano, uma equipa constituída pelo próprio José Amoroso, Nuno Fabião, Luís Pereira e Manuel Leiria sagrou-se campeã nacional de ultimate indoor, na Póvoa do Varzim. Depois de um interregno de alguns anos, a equipa renasceu enquanto LFO - Leiria Flying Objects. Foi em 2012, com novos jogadores e muita vontade de crescer.

Atualmente cerca de meia centena de jogadores dão vida ao ultimate e também a outras modalidades de disco em Leiria.

A história regista ainda que foi na região de Leiria que se disputou a primeira Liga Nacional, igualmente em 2003, nas areias da Praia Velha de S. Pedro de Moel (Marinha Grande). Desde 2014 organizamos no Estádio Municipal de Leiria um torneio internacional de ultimate de relva. Em 2015 a competição foi batizada com o nome CastleCrow: uma homenagem ao emblemático Castelo de Leiria e aos corvos, que recordam, no brasão da cidade, o mito da conquista do castelo por D. Afonso Henriques aos muçulmanos.

Nos últimos anos, desde o ressurgimento da equipa, temos desenvolvido múltiplas ações de divulgação da modalidade junto de escolas e instituições da região de Leiria. 

Em Portugal, e no mundo, o ultimate é jogado por jogadores de múltiplas nacionalidades. Por isso é frequente falar-se inglês dentro e fora do campo quando se trata de ultimate.

Os LFO são filiados na Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD), que organiza as competições nacionais e dinamiza a modalidade no país.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now